Codigo Aberto Sw Livre

Questões

1. As alternativas de código aberto podem substituir os pacotes proprietários integralmente?

O software de código aberto pode substituir a maioria dos pacotes proprietários. No entanto vivemos num país em que tudo o que é de graça é passível de desconfiança por parte do comprador.
A questão é:”De que forma se pode mudar a mentalidade e a forma como as organizações e os departamentos de IT estão estruturados para a adopção do software de código aberto?”. Em Portugal um software proprietário tem assistência, bem como actualizações do produto e um contrato de manutenção do produto associado que garante a fiabilidade e confiança por parte de quem adquire o produto, enquanto o sofware de código aberto o utilizador depende de fóruns de ajuda e da boa vontade de quem desenvolveu a aplicação (por exemplo para lançar um fix, demora-se muito tempo numa aplicação de código aberto).
Existem países, como o Brasil e a India que tem um crescimento evolutivo bastante favorável no uso de software de código aberto. Em Espanha está a ser adotado em menor escala do que nos países emergentes como o Brasil. O software de Código Aberto apresenta-se hoje como uma via de obtenção de soluções credíveis, que pode competir nalguns domínios com produtos proprietários no custo, funcionalidade e estabilidade que disponibilizam.
Um exemplo de que o código aberto pode substituir na integra um software proprietário é o Moodle que tem mais de 45.654 instalações registadas (o registo não é obrigatório), dispersas por 207 países com um total de utilizadores superior a 32 milhões. As maiores instalações Moodle contam com 851 mil utilizadores e 46 mil disciplinas.
A vida é feita de decisões e muitas decisões devem ser disruptivas, só assim conseguimos encontrar caminhos que outros não vislumbrarão. Clarisse Silveira

2. Qual a economia real para a empresa na adoção de soluções baseadas em software livre?

Com a intensificação do uso dos recursos de informática, muitas empresas viram-se obrigadas a reduzir custos por forma a manterem a competitividade. A alternativa encontrada nos softwares livres não é atualmente mais uma aventura e passou a ser uma alternativa economicamente viável para empresas que não dispõem de muito dinheiro para acompanhar o desenvolvimento das plataformas proprietárias. Economicamente para uma empresa pode se tornar vantajoso a adoção de software livre, uma vez que se este desempenhar as mesmas funções e não necessite de mais desenvolvimento, é vantajoso a nível empresarial.Clarisse Silveira

3. Não sou programador, mas tenho uma grande ideia, como obter sucesso na comunidade de código aberto?

Existe um conjunto de funções e tarefas que podem ser efetuadas/desenvolvidas por uma pessoa que não seja necessariamente programador, e que pode obter sucesso na comunidade de código aberto, contribuindo com:

• Identificar bugs.
• Testes de performance de compatibilidade.
• Priorização de bugs
• Escrever tutoriais, alimentar o site que suporta o produto.
• Traduções do programa.
• Desenhar icones e temas
• Criar o pacote de instalação
• adiconar extensões
• Criação de Documentação, tutoriais.
• Criar templatess
• Escreva artigos sobre o produto.
• Crie screenshots
• Crie o WebSite
• Recrute mais programadores.

O facto de não ser programador não quer necessariamente dizer que não venha a evidenciar-me nesta área, pelas tarefas atrás inumeradas é possível ser uma mais valia.
O objetivo de qualquer pessoa que queira ter sucesso na comunidade de código aberto, é contribuir com o que faz de melhor, e isso pode ser qualquer função acima descrita.

Clarisse Silveira


Outra alternativa é:

Fornecer a ideia ao forum que desenvolveu o programa e posteriormente obter a GPL (General Public License).

Clarisse Silveira

4. Desejo publicar meu código como código aberto. Como devo proceder?

Devo efetuar a programação do software e no final não devo colocar a licença restrita a outros programas. (GPL)

Clarisse Silveira

5. Como posso lucrar se ninguém pode vender meu código?

“free as in free speech, not as an free beer” (livre como a liberdade de expressão, não como cerveja grátis) , o facto de o software ser livre, não quer dizer que não tenha custos por trás, e esses tem que ser suportados. Os Manuais, podem ser facultados só através de CD e cobrado um valor por isso. Pode se pedir donativos.

6. Existem alternativas viáveis de software livre para substituir alternativas proprietárias na sua empresa?

O Open office e o Linux são softwares passiveis de substituir software existente em algumas empresas.

Clarisse Silveira

7. Qual o estado da arte no desenvolvimento de aplicações SW Livre em Portugal? Ver http://www.softwarelivre.citiap.gov.pt

O estado de arte é muito incipiente e o pior é que não demonstra que esteja a caminhar no sentido de evoluir.Existe no entanto pelo menos 1 organismos públicos que actualmente já utilizam software livre, são eles o INEM.
CS
8. Descreva casos de sucesso e insucesso de implementação de SW livre em Portugal.

Caso de sucesso:
A implementação de um software de helpdesk no Inem em Portugal, veio permitir:

Solução de helpdesk centralizado (Informática; Logística e Manutenção de Edifícios; etc.) Web.
Publico alvo: todos os utilizadores do INEM
Situação anterior: inexistência de software
Situação atual: Sistema Operativo Linux com a solução OneOrZero adaptada à realidade do INE.
Impactos (ao nível dos custos, melhoria de processos, produtividade, etc.)
Flexibilidade; Disponibilidade; Produtividade;
Caso de Insucesso: Não encontrei, encontrei foi bastante informação sobre diversas implementações com alguns anos (de 2007) e sem nenhuma informação posterior a essa data:

exemplo:Suporte informático do processo eleitoral

Iniciativa
Suporte informático do processo eleitoral

Ministério/Organismo responsável pela implementação
MJ/ITIJ; STAPE/MAI

Público-Alvo
Cidadão; Referendo IVG; Eleições Madeira; Eleições CML

Situação Inicial (antes da iniciativa)
Sistema programado em Cobol no mainframe IBM/z800, usando base de dados IMS

Situação Actual
Sistema programado em Java, sistemas operativos Linux e base de dados PostsgreSQL

Impactos (ao nível dos custos, melhoria de processos, produtividade, etc.)
Modernização/webização do sistema;
Disponiblização de webservices e informação em tempo real à Comunicação Social; Maior controle interno do processo e da infraestrutura

Perspectivas futuras ( desenvolvimento da iniciativa, alargamento e expansão, etc.)
Desenvolvimento da lógica para legislativas;
Desenvolvimento de sistema integrado para realização de qualquer tipo de processo eleitoral
Última modificação 2007-11-06 08:40 PM

CS

9. Qual é o futuro do software livre?

Atualmente as pessoas e as empresas não se preocupam se um software é livre ou proprietário, elas querem obter a solução para um problema ou encontrar a solução para um novo desafio. Com essa alteração de paradigma surge oportunidades.O Firefox é um exemplo de sucesso, bem como o open office.
CS

10. Assista ao vídeo: SW Livre x Código Aberto http://www.metacafe.com/watch/500418/software_livre_x_codigo_aberto e responda as seguintes questões:
10.1 Explique o caso Bison++.

Larry , o co-fundador do Linux estava na faculdade a efetuar um projeto quando necessitou d e um software e utilizou um de código aberto, modificou o Bisson e chamou-lhe Bisson ++, colocou novamente para distribuição e ficou perplexo com a quantidade de pessoas e empresas que decidiram começar a utiliza-lo.

10.2 Qual a diferença entre SW Livre x Código Aberto no que diz respeito ao domínio público?

Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.

**As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1).
Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3).
Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.**

  • list item

Um programa é software livre se os usuários tem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pagar pela permissão, uma vez que esteja de posse do programa.

Você deve também ter a liberdade de fazer modifcações e usá-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmo mencionar que elas existem. Se você publicar as modificações, você não deve ser obrigado a avisar a ninguém em particular, ou de nenhum modo em especial.

A liberdade de utilizar um programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial.

10.3 O que você entendeu por Copyleft (“Esquerdos Autorais”)?

O copyleft diz que qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, tem que passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa. O copyleft garante que todos os usuários tem liberdade.” – ou seja: se você recebeu um software com uma licença livre que inclua cláusulas de copyleft, e se optar por redistribui-lo (modificado ou não), terá que mantê-lo com a mesma licença com que o recebeu.

10.4 Qual o ponto de vista sobre comercialização no SW Livre e no Código Aberto?

O SW Livre vai contribuir para que nos próximos anos todas as pessoas e empresas que necessitem de uma aplicação ou um produto o consigam obter de forma gratuita. correm riscos, é certo, uma vez que o software pode ser alterado e conter alterações maliciosas que não contemplem o objectivo inicialmente pretendido pelo comprador. Atualmente SW livre é uma tendência, uma moda…." se eu posso ter um produto sem pagar, pq vou pagar algo por outro", enquanto sw de código aberto é uma metodologia de desenvolvimento, que considera um conjunto de regras defenidas com objectivos claros de respeitar a licença de GPL.

Discussão de artigo

Stol, K. and Ali Babar, M. 2010. Challenges in using open source software in product development: a review of the literature. In Proceedings of the 3rd international Workshop on Emerging Trends in Free/Libre/Open Source Software Research and Development (Cape Town, South Africa, May 08 - 08, 2010). FLOSS '10. ACM, New York, NY, 17-22. Disponível em: http://portal.acm.org/ft_gateway.cfm?id=1833276&type=pdf&coll=GUIDE&dl=GUIDE&CFID=109641949&CFTOKEN=23128798

Questões
1. Qual é o objetivo do artigo?

2. Quais são os desafios para o uso de SW Livre no desenvolvimento de produtos que os autores descrevem?

Discussão do Artigo

Why Open Source misses the point of Free Software

  • SW Livre Movimento Social!
  • Sw Livre Diferente Codigo Aberto
  • Somemente SW Livre Respeita a Liberdade dos Utilizadores!
  • Codigo Aberto -> É uma Metodologia de Desenvolvimento
  • Existe confusão na definição de código aberto e SW Livre
  • Não existe uma definição formal de SW Livre
  • O Código Aberto é utilizado em Software proprietário
  • Código Aberto -> Software Livre é mais potente e confiável?
  • Software Livre deve ser adoptado por quem disponibiliza o Software
  • Código Aberto nasceu da dissidentes entre o Software Livre
  • Software Livre -> Medo da Liberdade "Free"!
  • Think of "Free Speech", not "Free Beer"
  • Questões Éticas Software Livre
  • Código Aberto não é confiável
  • Open Source Software (OSS)

Licenciamento

Comparativo Linux vs Windows

Referências

Portal de Software Aberto Portugues
Locais onde existe Linux em Portugal
http://www.ed-rom.com/?pt=news&op=detail&id=35