SMIL - Synchronized Multimedia Integration Language
smil.jpg

Overview

No nosso mundo virtual/Realidade de hoje a utilização intensiva de vídeo, a mobilidade, e a reutilização de conteúdos existentes tem vindo a alterar a forma como consumimos e produzimos conteudos multimédia.
Neste trabalho vamos aptresentar a linguagem SMIL esta tecnologia situa-se em áreas emergentes da computação que englobam desde os espaços hipermédia baseados em vídeo até aos ambientes móveis.

O SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language) possibilita a criação de apresentações audiovisuais interativas. O SMIL é tipicamente utilizado para apresentações multimídia do tipo “rich media”, que são a união de áudio e vídeo streaming, texto ou qualquer outro tipo de ficheiro. O SMIL é uma linguagem baseada no XML, trabalha com tags semelhantes ao HTML (HyperText Markup Language), que pode ser editado por qualquer editor de texto comum, pois os elementos multimídia não são inseridos, apenas referenciados. Com o SMIL é possível gerir a transmissão de ficheiros multimídia por streaming, sincronizando estes ficheiros com animações flash, páginas HTML, figuras, etc (DUTRA, 2004).

O SMIL (le-se SMILE) e um standard da W3C (World Wide Web Consortium) para apresentaçoes multimedia na Web baseado em XML.
A Synchronized Multimedia Integration Language permite que autores Web possam facilmente disponibilizar conteudos multimedia interactivos, é uma linguagem virada especificamente para ser usada em apresentaçoes "rich media"/multimedia que podem integrar streaming de audio, video e images.
O SMIL apareceu com a necessidade dos criadores de sites serem capazes de facilmente apresentar e sincronizar elementos multimédia (vídeo, som, imagens) para apresentação da Web, tendo origem em diferentes fedds.
Aqui a palavra chave é sincronização.
Esta linguagem permite integrar diferentes tipos de media com diferentes larguras de banda disponiveis em cada um deles, efectuando a sincronização dos mesmos de forma harmoniosa.
Permite integrar partes de ficheiros de multimídia (Áudio/Vídeo), sincronizar arquivos do tipo: mp3, som, imagens, Flash, jpeg, etc…

Evolução

SMIL 1.0 - Junho 1998
base
SMIL 2.0 - Janeiro 2005
dif
SMIL 2.1 - Dezembro 2005
dif
SMIL 3.0 - Dezembro 2008
dif

Exemplos de implementacao

http://www.ambulantplayer.org/

http://smil.ylog.org/

O futuro

Existem alguns entraves a uma maior e mais rapida implementção desta tecnologia, a falta de editores mais user friendly, o nao existir um unico player ou os existentes conseguirem ler este formato ou a existencia de um plug-in para os browsers.

Este formato perdeu claramente a "guerra" com o flash que para alem de ter ferramentas de edição intuitivas, facilmente o utilizador final tem o plug-in ja instalado no seu browser.

De frisar que ja existe a 13 anos e que a ultima revisão foi em 2008, isto dá uma prespectiva da sua actual estagnação.

Referencias/Bibliografia

http://info.ucsal.br/banmon/Arquivos/Mono1_0014.pdf

http://en.wikipedia.org/wiki/Synchronized_Multimedia_Integration_Language
http://encyclopedia2.thefreedictionary.com/Synchronized+Multimedia+Integration+Language
http://fileformats.wikia.com/wiki/Synchronized_Multimedia_Integration_Language
http://edutechwiki.unige.ch/en/SMIL
http://wrb.home.xs4all.nl/Standards/Standard_SMIL.htm
http://www.babylon.com/definition/Synchronized%20Multimedia%20Integration%20Language/
http://hemmerling.free.fr/doku.php/en/smil.html
http://sites.google.com/site/electronicacademic/development-frameworks/smil-synchronised-multimedia-integration-language
http://en.wikibooks.org/wiki/XML_-_Managing_Data_Exchange/SMIL
http://microformats.org/wiki/video-metadata-model
http://home.utad.pt/~leonelm/w3ctranslations/smil/

Elementos do grupo

rs.jpg

moc.liamg|its.srmr#avliS iuR

ja.jpg

moc.liamg|sevlaaegrojf#sevlA egroJ

pr.jpg

moc.liamg|72sabiroluap#oriebiR oluaP

pc.jpg

moc.liamg|9odracordep#osodraC ordeP

dg.jpg

moc.liamg|sevlacnogpfogoid#sevlacnoG ogoiD