Introduction
416pTU4DSPL._BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_.jpg

Intro

A Web Social, já capturou a atenção de milhares de utilizadores bem como milhões de euros em investimentos.
À medida que mais e mais sites de redes sociais são criados, os mesmos se moldam às ligações entre as pessoas e os seus objetos de interesse, à medida que se tornam redes de objetos de interesse, tendo um efeito de crescimento bastante acentuado, ou seja, os sites cada vez se tornam maiores (com mais utilizadores) e os seus conteúdos mais abrangentes.
A interoperabilidade entre sites de redes sociais é necessária na medida em os conteúdos e as redes pessoais entre utilizadores necessitam de estar representados, ou seja, têm de ser criados mecanismos para interligar as pessoas e as suas ligações (redes).

A Web Semântica é mais adequada para descrever pessoas e os objetos que as ligam, gravando e representando os laços heterogéneos que ligam as pessoas e os objetos.
Os programadores já estão a utilizar as tecnologias da Web Semântica para aumentar as formas que têm para criar, reutilizar e ligar conteúdos nas redes socias. Estes esforços incluem projetos como o FOAF (Friend of a Friend), Nepomuk Semantic Desktop, SIOC (Semantic-Interlinked Online Communities).

A Web Semântica é uma plataforma útil para a realização de operações em diversas pessoas e os seus dados relacionados com os objetos, recolhidos de sites heterogéneos de redes sociais.
Todos estes dados podem ser considerados como uma ligação única interligada que só as máquinas entendem.
Este livro irá tratar a motivação dos autores e os seus pontos de vista relativamente à Web Social e a Web Semântica.
Os autores irão descrever, alguns tipos de aplicações de partilha de conteúdos multimédia e redes sociais, endereçar os seus pontos fortes e limitações, descrever algumas aplicações que utilizam a Web Semântica para endereçar alguns problemas com sites de redes sociais. O livro terá a sua conclusão de como a aplicação de tecnologias como a Web Semântica na Web Social, está a orientar para a Web Social Semântica, formando uma rede de informação rica em semântica e conhecimento.

Aims of the Book, and who will benefit from it?

Os autores estão a tentar educar os leitores nas áreas do mundo da colaboração, sistemas de comunicação, software social e a Web Social.
No final deste livro os leitores deveram ter a capacidade de aplicar as tecnologias da Web Semântica para as suas aplicações ou outras áreas dentro da Web Socio Semântica.

Structure of the book

  • As areas com maior foco no livro são as seguintes:
  • Sistemas de discussão online (Blogs, forums)
  • Serviços de partilha de conhecimento (Wikis)
  • Serviços Multimedia (Youtube)
  • Serviços de Bookmarking (Delicious)
  • Sites de publicação e partilha de projectos de software (sourceforce)
  • Serviços de Redes Sociais (facebook)
  • Comunidades sociais interligadas
  • Aplicações empresariais

Motivation for applying Semantic Web technologies to the Social Web

Esta parte irá focar-se na motivação para aplicar as tecnologias da Web Semântica na Web Social.
Introduction to the Social Web (Web 2.0, social, media, social software)
Os métodos e tecnologia web utilizados para a partilha de conteúdos, troca de dados e representação de conhecimento. (aumentando a interação com o AJAX, e como os conteúdos estão a ser categorizados via tags e folksnonomia.
A noção de objetos centrados socialmente, onde os sites são organizados em torno de objetos de interesse que ligam pessoas.

Adding semantics to the Web

Este capítulo irá examinar o estado da arte relativo à Web Semântica, como os metadados e ontologias, standards e mashups, também se irá focar na “lowercase” semântica, onde os esforços dos programadores em criar micro formatos nas comunidades estão a criar estruturas semânticas simples para uso das pessoas primeiro e das máquinas depois, ou seja, a compreensão e entendimento das pessoas está a ganhar relativamente às máquinas, e também se irá focar na semântica “uppercase” que tem especificações formais como OWL e RDF que são utilizadas para a representação de ontologias.

Discussions

Era parte irá descrever os Blogs, que são uma espécie de jornais online ou conjuntos de entradas ordenadas cronologicamente que são mantidos por indivíduos ou comunidades, podem ser utilizados para publicar opiniões, artigos ou historias.

Knowledge and information sharing

As Wikis são sites de colaboração que podem ser atualizados ou adicionados por qualquer pessoa que tenha interesse na matéria relacionada com a wiki, são normalmente utilizadas como enciclopédias online e coleções de literatura. O livro irá abordar a SemanticMediaWiki e irá examinar os serviços de semântica que influenciam a informação estruturada das wikis.

Multimedia Sharing

As aplicações Flickr e Zoomr serão analizadas, estas são aplicações da Web Social de partilha de imagens, e fotografias, e irá ser descrito como a aplicação FlickRDF que exporta dados semânticos do Flickr. Este capítulo irá terminar com a descrição de como a tecnologia semântica pode ser aplicada a serviços sociais de partilha de música e vídeos.

Social tagging

Este capítulo irá discutir os serviços sociais de bookmarking, vai também descrever como a semântica pode ser adicionada aos serviços de tagging, pela definição de um modelo para representar as atividades de tagging ou pela extração da hierarquia dos conceitos e vocabulários das tags.

Social Sharing of Software

Este capítulo irá falar sobre as widgets, vai verificar como é possível a interoperabilidade entre os sites de redes sociais, não apenas nos termos de como o conteúdo é expressado, mas também como as aplicações sociais utilizam os widgets em cada site. O capitulo também irá fornecer uma visão generalizada das formas existentes de partilha de software na internet, com um foco especial no aspeto social que pode ser adicionado aos dados.

Social networks

Este capítulo irá dar uma visão geral das redes sociais, e terminará com a descrição de como a semântica pode ser criada através das redes sociais.

Interlinking online communities

Neste capítulo será descrito o uso das tecnologias da Web Semântica para melhorar portais e para ligar diferentes sites sociais. Também será visto como o SIOC pode ser combinado com outras ontologias (FOAF, SKOS).

Social Web applications in enterprise

Este capítulo aborda uma visão global da Enterprise 2.0, na medida em que as aplicações da Web Social estão a ser utilizadas internamente e externamente pelas empresas. A aplicação das tecnologias da Web Semântica é analisada no contexto do ecossistema empresarial.

Towards the Social Semantic Web

O último capitulo vai apresentar as abordagens correntes que realizam as ideias do Vannevar Bush (1945) e do Doug Engelbart (1962), sobre as infraestruturas de colaboração distribuídas para a Web Socio Semântica. Irá também descrever os detalhes de perspectivas passadas sobre a formação de grupos, modelagem de redes e algoritmos e a interação inovadora baseada em IT, que se estão a tornar os drivers para novas iniciativas para a criação de ligações semânticas dentre e entre o espaço da informação das pessoas.