Web Semântica

Análise de casos de estudo:

Evidenciar os seguintes aspectos:

  • Problema
  • Tecnologias da Web Semântica utilizadas
  • Solução apresentada
  • Análise crítica. (1 ou 2 parágrafos)

Contextual Search for Volkswagen and the Automotive Industry (8)

Twine (30)

Problema: A informação dispersa que circula abundantemente por inúmeros localizações (Sites, blogs, fotos, pc, telemóvel, ipad),é necessário forma de descobrir essa informação.

tecnologia apresentada: owl para descrever as ontologias, dados em formato RDF

Solução apresentada:
Construíram ferramentas personalizáveis para a extracção de dados e vários níveis de ontologias para mapear objectos . Aprende com cada utilizador.

Analise critica: O problema é que a solução apresentada fica única e exclusivamente confinada a um portal e não é aplicada de forma transversal à internet.

Use of Semantic Web Technologies in Natural language interface to Business Applications (31)

Problema: Identificar a forma de efectuar pesquisas em linguagem natural e esta ser interpretada por um aplicação de negócio, colocando questões e invocando tarefas.
Tecnologias da Web Semântica utilizadas : RDF, OWL, e SPARQL.

Solução apresentada:Usaram SPARQL para consultar os dados na memória e RDF para buscar dados relevantes. os dados vão sendo recolhidos e transformados numa ontologia de dominio, uma estrutura de gráfico é criado em memória, esta estrutura é percorrida por forma a obter uma resposta para a consulta.

Análise critica: Com base em questões, foi possível obter informação sobre os produtos. A complexidade das perguntas, poderá não dar a informação pretendida.

Use of Semantic Web Technologies on the BBC Web Sites (32)

Problema: A BBC tinha inúmeros sites que não estando interligados entre eles, não disponibilizavam a informação de uns e de outros sites. Exemplo: Procurar uma artista no site da BBC, só devolvia a informação relativamente aos dados contidos naquele site sobre a artista.

Solução: criar identificadores web para cada item da BBC e considera-las associações de outro conteudo sobre esse item.